sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Relatório do II Congresso Municipal de Educação


  Nos dias 20 e 21 de outubro de 2011 ocorreu o II Congresso Municipal de Educação com o tema: A formação do (a) professor (a) e os desafios da aprendizagem na perspectiva da inclusão. Nestes dois dias contamos com a presença dos seguintes palestrantes Sergio Eustáquio da Silva, Sandra Janete, Dayse Cortez, Paulo Buzzar, Isabel Parolin e Manoel Mag. Com o objetivo de fazer os professores refletir sobre a educação inclusiva. Sera que as nossas escolas estão preparadas para receber os alunos com deficiências. Quando na verdade não conseguimos nem perceber a deficiência existente na inclusão daqueles que possui outras deficiências. pois ao falar se em inclusão pensamos logo em deficientes físicos. 
Contudo a nossa realidade é outra muito mais complexa, como vemos os professores não consegue aceitar a diversidade existente dentro da sala de aula. Assim sendo não podemos falar em inclusão antes de vencer o nosso preconceito com relação a realidade social de outros indivíduos. E aceitar que cada ser é único, e como tal possui sua propiá história e merece respeito a sua individualidade.
Portanto incluir é eliminar as barreiras existentes nas escolas sejam elas físicas, culturais, e emocionais, para haver uma aprendizagem e participação de todos da sociedade. Incluir é aceitar a diversidade independente de cor e raça seja o surdo, mudo e idosos, todos fazem parte de uma sociedade e anseio para ser aceitos pelos os demais. Que visam apenas " o belo e os que possuem capital cultural.`` Para tanto os professores apoiam se nos mitos para não mudar essa realidade social. Mas eles sabem que todos são capazes de aprender, uns mais lentos e outros mais rápidos. Enfim a escola inclui e ao mesmo tempo exclui assim como nossa sociedade.
Imperatriz 22 de Outubro de 2011  
Autora: Irene Galhardo