Universidade Estadual do Maranhão Centro de Estudos Superiores de Imperatriz Departamento de Educação,Filosofia e Ciências Curso: Pedagogia
Nogueira,Maria Alice.Bourdieu e a Educação 2 ed.Belo Horizonte:autentica ,2006, PP.23
O presente trabalho discute, através de pesquisa teórica como Bourdieu se interessa em apresenta um projeto que venha a compreender a ordem social de maneira inovadora.
.Tendo como objetivo afasta-se das perspectivas subjetivas e objetivas propondo uma alternativa denominada habitus. Para tanto o autor destaca que as praticas sociais apresentariam propriedades tipicas das dimensões objetiva e subjetiva,e que o habitus é a ponte mediadora entre essas dimensões.Que por meio dele os indivíduos seriam capazes de conseguir adaptar se de acordo com a situação imposta a eles, e manipular as mesmas sem dificuldades não deixando nem o passado nem o presente atrapalhar o seu desempenho. Pois segundo o autor o sujeito esta sempre a seguir um conjunto de regras inflexíveis e com o habitus o sujeito seria dono de suas próprias ações que os orienta ao longo do tempo nas mais diversas situações. Fazendo o mesmo mudar de acordo com sua posição social. Palavras Chaves: Subjetivas.objetivas.habitus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário