Nogueira ,Maria Alice.Bourdieu e a Educação. 2ed. Belo Horizonte: Autentica, 2006, PP33 a 56.
O presente trabalho discute através de pesquisa teórica a realidade social segundo Bourdieu. Com o objetivo de mostra que a realidade social se estrutura de diferentes formas de hierarquias e riquezas. contudo o autor salienta que responsabilidade das diferenças existentes entre as classes é das pessoas que valoriza apenas indivíduos com posição semelhante a sua. Portanto os indivíduos seriam definidos de acordo com o seu capital econômico, cultural, social e simbólico. Na perspectiva de Bourdieu as famílias que a principal riqueza é a econômica transmitiria a seus filhos involuntariamente a percepção de que só investindo nesses recursos é que eles podem manter ou elevar sua posição social. Mas as famílias rica em capital cultural tenderiam a prioriza o investimento escolar, e transmitiria a seus filhos a percepção de que só o investimento escolar garantiria sua posição social futura. Enfatiza ainda que as hierarquias culturais reforçaria as divisões a medida que elas são utilizadas para classificar o indivíduo segundo o tipo de bem que eles consome, produzem, e apreciam. Assim as elites consegue manter e controlar as classes baixas, pois as mesmas se sentem inferiores e incapazes de buscar uma saída para sua realidade social. Palavras Chave: Realidade social, hierarquias, capital.
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